Aaaah o Outono!

Todo ano no Brasil era a mesma coisa: eu esperava loucamente o final do ano chegar, para poder, assim que a temperatura subisse, colocar o biquíni, correr pra praia ou pra piscina do prédio mermo, passar o protetor (porque eu sou louca, mas não sou desavisada) e fritar no sol em busca daquela marquinha que o gato e o diabo gostam. Grelha de um lado, doura do outro e tamo lá, estatelada no sol, energizando e produzindo melanina. Amo sol, amo praia, amo água de coco, amo biscoito Globo, amo açaí, amo sunga branca (recheada) e qualquer coisa que a gente coloque no Instagram sob a legenda de “aaaah o verão”. Amo inclusive o horário de verão e não entendo como alguém pode não gostar, me desculpe mas simplesmente não há argumentos.
E só de escrever tudo isso já me dá aquele aperto no peito e aquela vontade de comprar uma passagem rumo ao Riiiio (com o meu sotaque paraguaio da gema meixssmo) pra sentir um pouquinho disso tudo em janeiro.

É óbvio que aqui tem verão. Mas é óbvio que não é a mesma coisa. Pra começar: você paga pra entrar na praia. OOOOI??? Sim, paga. Nove doletas. Pelo menos é assim aqui em New Jersey.  Ou seja, se você pretende ir a praia faça valer suas verdinhas e chegue às 09 da manhã e fique até o por-do-sol, não tem essa de dar uma passadinha e molhar o pé. Até porque quem quer molhar o pé na água gelada, não é mesmo??? E você tem um tapete sintético que te leva do calçadão até metade da areia pra não queimar o pé. E é tudo tão organizado: tem a área de família, a área de surf, a área dos republicanos, área dos democratas pra não dar briga (ok, esses últimos são mentira, mas baseada na nossa eleição no Brasil até que não é uma má ideia). E não tem mil barracas (ou guarda-sóis) coloridas que podem voar na sua cabeça quando bate a ventania, não tem aquelas mulheres usando fio-dental e passando água oxigenada na perna e óleo fator 2 (fator 2 é realmente sensacional), não tem sungão estampado, não tem ninguém tomando caixote da onda, não tem criança pisando na sua canga com o pé sujo, não tem cheiro de queijo coalho na brasa, não tem vendedor gritando “olha o mateee!” na sua orelha… Brother, na boa, isso não é praia de verdade. Tudo bem, não vamos reclamar, porque tem sim o Atlântico a trinta minutos do meu alcance, #obrigadasenhor, e isso é muito melhor que nada. Mas que bate uma saudade do verão Made in Brazil, isso bate.

Bom, toda essa introdução gigantesca é por dois motivos:

Primeiro porque cada vez fica mais claro que eu não tenho o dom da síntese e sempre foi um problema fazer “resumos” na época de escola. Segundo porque apesar de ter esse amor brasileiro chamado verão, eu quero declarar aos quatro ventos que eu já tenho um novo amor gringo e ele se chama OUTONO.

Putaqueopariu, cara, que coisa mais linda que é viver o outono aqui. É bonidemaisdaconta! As árvores tiram onda nas cores! Fica tudo amarelo, laranja, vermelho, vinho, marrom, numa mistura completamente mágica. Você põe o pé na rua e o desfile de beleza já começa. O seu caminho para o supermercado é digno de quadro. Aquela coisa de “curto pegar uma estrada” é elevada a outro nível. Sério, eu to completamente deslumbrada. Acho que só o Evandro Mesquita e quem mora naquelas ilhas gregas de casinhas todas brancas é que vai entender o que eu estou passando agora, quando todos os dias, você abre a janela de casa e fala: “Estou a dois passos do paraíso…”.*

Sério, é um espetáculo tão lindo da natureza que é tudo facilitado pra que você veja o melhor cenário e para que seu queixo caia cada vez mais, porque americano não brinca em serviço, né, miagente? Desde setembro, toda sexta-feira, é publicado nos sites do governo um mapa de como estará as folhagens em cada região do país, para que as pessoas possam programar o seu final de semana para verem a tal da “fall foliage” e não chegar no lugar antes do tempo e acabar vendo tudo verdinho ainda. Daí você espera até chegar a melhor hora e vai pra um dos melhores picos! E foi o que eu fiz! E o quiqui aconteceu? Veio uma ventania daquelas no dia anterior e quando eu cheguei no lugar as folhas “tarram” onde, me diz??? Na chóoooon, como diria Dona Armênia!** Mas mesmo assim tava que tava uma lindeza!

Fora essa beleza toda, o outono aqui é super celebrado, com um monte de eventos, festivais e coisas bem pitorescas. Do tipo: labirinto em plantação de milho. É o tal do “corn maze”. Pensa numa coisa divertida! Tu fica ali correndo o milharal e tentando loucamente achar a saída até cansar ou sofrer um ataque de pânico. Mas calma que tem um telefone de resgate caso você desista. E veja o lado bom, pelo menos se tu se perde, tu não passa fome. Pega um milho e nhac! (Passando pelo milharal posso jurar que mentes pervertidas pensariam em fazer algumas safadezas por lá, mas longe de mim pensar uma coisa dessas, eu não sou disso…).

Bom, além de época de milho, a época é de colheita de abóbora, eu já disse isso aqui. E o que rola é que TUDO vira sabor abóbora e você tem que aproveitar, porque depois acaba, tipo panetone. É torta de abóbora, creme de café de abóbora, licor de abóbora, Frappuccino do Starbucks de abóbora, cookie de abóbora, marshmallow de abóbora, Sucrilhos de abóbora, até M&M de abóbora, meu amigo. Dá pra ficar horas falando aqui tudo que tem de abóbora, tipo o Bubba do Forest Gump quando falava de camarão***. O fato é que é tudo delicioso e você acaba adquirindo quilos sazonais extras, não tem como fugir, porque é pecado não viver isso aí.

É no outono também que fica aquela atmosfera de festa contínua, porque tudo acontece: primeiro o Halloween, depois Black Friday, Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving) e na sequência tudo ganha brilho de Natal. É gostoso demais! E por fim, o plus do outono é que ele faz você passar por aquela temperatura de transição, onde você sai do calor do Senegal e vai para o frio do Polo Norte, sem tomar um choque térmico, onde você vai gradativamente desligando o ar condicionado e ligando o aquecedor.

Bom, é por tudo isso que nove entre dez americanos preferem essa estação, e eu to concordando fortemente com isso, I´m Falling in love…. (muito orgulho de já fazer trocadilhos em inglês). Então eu só posso dizer: “Aaaah o Outono!”.


*Evandro Mesquita escreveu a música Estou a dois passos do Paraíso no século passado, um sucesso danado com a Blitz. E se você não cantou essa música ao som de violão na viagem da escola, eu preciso te dizer que você não foi feliz. Se você cantou, me diga por favor onde está Arlindo Orlando, que até hoje não voltou para o seio de sua amada.

**Dona Armênia. Melhor personagem de novela de todos os tempos. Tão bom que repetiu em outra novela… eu só estou com dificuldade pra lembrar o que é uma novela…

***Forest Gump é gênio, mas melhor que ele só o seu comparsa de guerra, o Bubba, que passou o filme inteiro falando tudo que dá pra fazer com camarão.

****Uma pequena amostra de tudo o que tem de abóbora por aqui… https://www.bustle.com/p/21-pumpkin-flavored-products-for-fall-2018-that-youll-be-seeing-on-grocery-store-shelves-soon-10084169

 

 

Escrito por

Oi! Sou Ana Ferrari.  Produtora de eventos, de filha bonita, de situações ridículas e de trapalhadas aleatórias. Especialista em perder coisas, fazer besteira, viver a vida e dar risada de si mesma.  PHD em crises existenciais que chegam antes dos 40 anos. Paulistana convicta com coração carioca. Leonina até dizer chega. Nem de direita, nem de esquerda. Interessada em igreja, centro, templo e terreiro. Experiente no luxo, no lixo e na luxúria, com vivência no erudito e no popular. Praticante de artes marciais, degustações de café, vinho e seriados. Aprendiz de escritora, de viajante e de violonista. E agora, de blogueira. ​ Pode isso, produção???

4 comentários em “Aaaah o Outono!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s